Notícias

Feriado 1º de Maio - Dia do Trabalhador

O Compre Certo Rio Preto informa que nesse feriado de 1º de Maio de 2016, domingo, nenhum supermercado de São José do Rio Preto estará aberto.


Inflação nos supermercados foi de 11,33% em 2015

Publicado em 15 de jan de 2016

Os consumidores estão assustados com a elevação dos preços nos supermercados, com isso a quantidade que se leva de mantimentos para casa é mais cara e em menor quantidade.

Pesquise sempre antes de comprar.



A inflação de Rio Preto - 26/11/2014

A inflação de Rio Preto continua com sua trajetória de alta iniciada em junho. Pelo quinto mês consecutivo, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade fechou em elevação, com variação de 0,155% em outubro. O avanço foi motivado principalmente pelo grupo da alimentação, que teve alta de 0,127% no período. 

No acumulado do ano, a inflação de Rio Preto está em 4,666%. Desse total, a alimentação é responsável por aproximadamente 23,5%, com um total de 1,096% nos dez meses. O resultado é significativo para o consumidor, já que a alimentação também é o grupo de maior impacto no bolso do cidadão, com 33,66% de peso no cálculo da inflação. 

A causa para as constantes altas no grupo está diretamente ligada à questão climática, afirma a economista Emília de Toledo Leme, da Prefeitura, que realiza a pesquisa com a Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) e Faculdades Dom Pedro 2º. "Esse ano estamos passando por um cenário atípico, seca em alguns lugares, chuvas e alagamentos em outros. Tudo isso tem influenciado diretamente no preço dos alimentos, em especial de carnes e artigos de hortifrúti", diz. 

Entre os alimentos pesquisados, o patinho (carne), o tomate e o contrafilé foram os que tiveram os maiores aumentos durante outubro, com altas de 7,24%, 6,86% e 3,64%, respectivamente. No entanto, segundo o economista Hipólito Martins Filho, além do clima, outros fatores começam a pesar na variação do grupo dos alimentos e no total da inflação. 

"Temos a questão do dólar, da energia e dos combustíveis, três elementos que impactam diretamente no preço dos alimentos e na cadeia produtiva". Para os próximos meses, a expectativa é de que as altas continuem, principalmente pela proximidade das festas de fim de ano e do recebimento do 13º salário. "Esse é um período em que as pessoas gastam mais e isso pode influenciar", diz o economista Bruno Sbrogio, que alerta: "Inflação gera inflação. 

A mentalidade das pessoas com esse temor constante com relação à inflação influencia no aumento dos preços também e o cenário negativo já contamina". Segundo Sbrogio, o combate à inflação depende também do consumidor. "Ele é o principal vigilante do preço. Se você for a um estabelecimento e achar que o preço está abusivo, não compre", aconselha. 

Acumulado 

Nos 12 meses, o acumulado da inflação de Rio Preto é de 4,75%, valor que, apesar de parecer alto, está dentro do esperado e mostra que a cidade está com um desempenho melhor que o restante do País, cujo acumulado dos últimos 12 meses já está no teto da meta, com 6,59%. "Devemos fechar 2014 com a inflação entre 4,5% e 5%", afirma Martins Filho. 

Ainda assim, mesmo com o resultado sob controle e próximo ao centro da meta, como afirmam os economistas, a inflação de 2014 estará bem acima do registrado em 2013, quando o acumulado do ano foi de 2,728%. Além disso, caso a inflação desse ano realmente feche na casa dos 5%, ela será a maior registrada em Rio Preto desde 2007, quando fechou a 6,34%. 

Terceira idade 

A inflação para a terceira idade continua seguindo a tendência da geral, mas, agora, com mais impacto. No mês de outubro, ela registrou alta de 0,208%. A causa para a variação maior é o peso do grupo de alimentação para essa parte dos consumidores, que representa 44,84% do total, ou seja, quase metade. No acumulado do ano, a inflação da terceira idade atingiu 4,112% e, segundo os economistas responsáveis pela pesquisa, deve fechar 2014 pouco abaixo da inflação geral. Já nos 12 meses, o acumulado é de 4,09%. 

Fonte: Diario Web


Aumento na alimentação básica - 08/07/2015

Uma pesquisa feita pelo Dieese em 18 capitais brasileiras mostra que Belém tem a alimentação mais cara do país. A cesta básica sofreu um reajuste de mais de 5% no último mês de junho, e tem tirado do bolso do paraense mais da metade do salário mínimo.

Fonte: SBT Pará

Pesquisar é sempre o melhor caminho. Utilize nosso site para pesquisar e comparar preços de produtos de supermercados.



Ir às compras ao supermercado sem pesquisar pode acabar...

Ir às compras ao supermercado sem pesquisar pode acabar saindo mais caro que o previsto e até estourar o orçamento semanal ou mensal.

Segundo pesquisa realizada pela Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – comprovou que em um ano o consumidor poderá economizar até R$ 2.187,85, se pesquisar antes de comprar. (Proteste Imprensa, 2013). Para garantir uma compra dentro do orçamento o consumidor deve começar pela lista de produtos necessários para o consumo. Fazer pesquisa de preço é a saída. Podem ser utilizados os tabloides dos supermercados para checar quais itens estão em promoção. (Polyanna Carlos Silva – Supervisora Institucional da Proteste, 2011).

Umas das estratégias utilizadas pelo consumidor que quer economizar nas compras de supermercados de São José do Rio Preto são;

• Visitar as lojas, comparar os preços e depois escolher em qual supermercado comprar.

• Comprar somente o que está em oferta em cada supermercado visitado.

• Acessar os sites de supermercados que estão disponíveis na Web e fazer pesquisa de preço.

Mesmo com as opções acima citadas nem sempre o consumidor sai ganhando, considerando tempo gasto com a pesquisa, deslocamento entre os supermercados e até mesmo diferença de preço de produtos com as mesmas características anunciadas nos tabloides de lojas distintas.

Pensamos em expor os tabloides, folhetos ou panfletos dos supermercados pela internet em um único site para tornar mais prática e econômica a vida dos consumidores, pois poderão comparar preços antes de ir às compras.

Inovação é a palavra-chave, assim, disponibilizamos um mecanismo de busca por produtos para ajudar a localização dos itens sem a necessidade de visualizar todos os tabloides. Separamos os produtos por seções do supermercado para ajudar a localizar facilmente o item de seu interesse. O valor de cada produto ordenado por sua categoria deixa visível a diferença de preço de produtos com as mesmas características entre as lojas.

A disponibilização de uma pesquisa por produtos em série, podendo ser inseridos vários itens em uma única pesquisa, proporciona dinamismo em sua busca por ofertas. Esse recurso está localizado no menu horizontal, apelidado como "BUSCA FÁCIL".

Nós do Compre Certo Rio Preto queremos contribuir não apenas para economia, mas também pela praticidade e comodidade.



Voltar